domingo, 2 de maio de 2010

O poeta!


Se tem um cara que me influênciou a voltar a escrever esse cara é Zeca Baleiro. Desde de 2003 eu escrevia muito, mas sem muita base. Em 2008 escutei um cara, esse cara era o poeta de letras doces que navalham a pele. E nesse instante percebi que na poesia eu poderia falar de qualquer coisa. E minha inspiração que tinha partido não sei pra onde... Voltou... Em 2008! Então, certo dia escutei Débora, música de Zeca. Haaha que delírio! Meu compositor e cantor brasileiro preferido fez uma música com meu nome... Música insolente é bem verdade, rs, a Débora da música é odiada por esse homem que sofre ainda por ela. Certa vez, num bate papo, Zeca me perguntou se eu tinha gostado da canção. Disse a ele: Claro! Pois a Débora tem uma redenção no final. Enfim, naquela ocasião escrevi essa crônica, ou somente uma brincadeira, pra homenagear, sei lá, também, se é uma homenagem, não é nada sensacional, haha! Bem, é doce como o poeta.



Apelo ao Zé


Há muitos Zés no Brasil, desde Itaqui no Maranhão até Bagé no Rio Grande do Sul. Mas quando nasce um menino no Maranhão, o Zé mais lembrado é José de Ribamar,
em homenagem ou promessa feita ao santo.
São José de Ribamar, meu santinho, tu tens o mesmo nome do cara que estou atrás, que não é coisa rara no território maranhense. Mas, rezarei neste altar, só um bocado, não tanto e explicarei como é esse lírico homem que estou à procura. Ouça minha indignação bem ouvida, aí de riba.
Com as palavras ele é brincante, caminha com seus sapatos e com sua extravagância atinge sutilmente sua platéia. O compositor tem um maldito jeito doce. Ele emaranhou e mudou de nome pra melhor se apresentar. Não que seu nome não seja bom, São José de Ribamar, nada disso, é que como há muitos meninos com o mesmo nome o cantor talvez poderia ser confundido.
O poeta do qual estou falando é mister Baleiro, Zeca de nome, de composição Zeca Baleiro.
São Zé de Ribamar, faça um approach, numa happy, after ou hora qualquer. Gostaria de entregar a mister Zeca um roteiro de músicas de caramelo e um CD de palavras em barra. Hoje, meu santinho, pode ser meu dia de caçadora, com seu help aí de riba.
Pois é, porque nem Senhor do Bonfim, nem Redentor, nem todos os santos sicilianos e franciscanos das igrejas de Ouro Preto e olha que não são poucos, nem Nossa Senhora da Luz dos Pinhais curitibanos deram jeito de eu ficar frente a frente com o maranhense.
Ele pode estar na ilha maravilha, em Babylon, em Madureira ou qualquer lugar que ele queira ou ainda na primavera numa bienal no Ibirapuera.
Lembrei de uma coisa, dear Zé de Riba, a penúltima aparição do doce poeta na ilustre cidade, a Daltoníaca Curitiba, foi dia 12 de abril. Sim! Um dia após seu aniversário, intrigante, não é, meu santinho, o que você acha? Isso torna, o poeta Zeca, muito suspeito. A acusação que tenho em mãos é muito grave, mister Baleiro é acusado de influenciar pessoas, inclusive eu.
De fazer música da melhor qualidade, faz humor em sua espécie mais fina, traz alegria até com blues, embala dias com suas baladas, com o coração, ele faz arte. O poeta me apresentou as deliciosas letras de Sérgio Sampaio, me ofereceu de bandeja Odair José, experimentei Lamartine Babo, pra ele Stephen Fry vira melodia, hardcore se transforma em líricas.
E o último CD de Zeca de Ribamar, intitulado “O coração do Homem-bomba-volume 1” é leve como os magros.
A banda que toca com ele se chama: Os Bombásticos. Essa é uma questão que o torna ainda mais suspeito. Bombásticos...
E o segundo volume do CD que saíra daqui uns três meses e já está disponível no site de José de Ribamar Baleiro três músicas pra ouvir e se envolver, deixa o poeta mais encrencado, pois ele mesmo brincou em entrevista, que as primeiras músicas são de graça e as próximas serão cobradas, como droga, isso o torna inevitavelmente quase culpado.
É, Zé de Riba, o ariano está embalando açucaradas músicas pra nossos dias.
E, Zé do céu! No volume 2, a saga continua, tem uma composição chamada: Débora. Que entrou por minha pele e saiu por meu sorriso e olhos que crêem. Desde a primeira vez que a ouvi, fiquei viciada na música, isso prova que o compositor coloca doçura em suas composições, tornando-as mais nocivas ao usuário.
E ainda tem mais vatapá pra ser jogado no ventilador.
Da penúltima vez que o santista esteve aqui em Curitiba, Zé de Riba, ele fugiu num carro preto. Tuco Marcondes, um dos Bombásticos, não quis dizer pra onde, acobertou o colorido Zeca e claro o torna suspeito também.
Zé, santinho meu, agora é com você, preciso achá-lo. Será que cruzo com ele por aí? Num samba, num jazz, numa peça, numa cobrança, num show, num banco da praça ou Itaú, por acaso, na vida, é mon cher Zezito, tem muitas opções.
Você vê daí, que eu vou por aqui.
Pois, a saga do Baleiro vai rende muito dendê.


e lá vai uma poesia ao Baleiro...



Zeca, levado da breca, você seca
Minha sede de pulsações, canções.
S’il vous plait, alguém mande meu möet chandon
Para rua das palavras compostas, 171 em Babylon.
Baleiro, marinheiro, ele navega no mar
Das sensíveis letras, dos poemas navalhados...
Doce água do mar, lágrimas de sal.
Corta minha alma, acalma meus olhos
Seca minha lágrima, magma de vulcão.
Lança toda essa música em meu coração.

Oxalá!

Ele apertou o gatilho
E eu deixei que a bala
Entrasse em minha pele
Docemente, melodicamente.

Zeca Baleiro
Débora Corn

Nenhum comentário:

Postar um comentário